|
|
|
|
|
| |
|
|
|
Transportadas da oficina de carpintaria de Walter para a Oficina Cerâmica F. Brennand, as matrizes em madeira foram cuidadosamente re-medidas para ajustes do desenho em CAD. Afinal, a estrutura em ferro deveria também ser aproveitada como armação da alvenaria, e deveria especialmente orientar o construtor a respeito das inclinações a serem obedecidas. Seria uma maneira de garantir permanentemente o controle da execução.
A estrutura seria montada com perfis metálicos em 'L' (cantoneiras) de 1" 1/2, dimensões suficientes para suportar a carga das matrizes em madeira sem deformação.
Também seriam necessárias duas guias em compensado de 10 mm para garantir o ângulo de 30° entre as grades metálicas, bem como lâminas que unissem matrizes vizinhas e dessem unidade ao todo em madeira.
Cada perfil metálico seria fracionado em unidades numeradas, e a união entre duas destas teria ângulos diversos. Depois que se estabelece um método objetivo, as chances de erro tornam-se mínimas. Havia uma reprodução de cada ângulo em papel grosso, de modo que os perfis fossem soldados de acordo com esses alinhamentos.
|
|
|
|
|
|
O esqueleto parte montado para o sítio de onde não será mais movido...
|
|
|
|
|
| |
|
... a não ser levemente deslocado para os lados, de modo a satisfazer os alinhamentos projetados.
|
|
|
|
|
| |
|
O topógrafo Sérgio tomou como referência a lateral do relógio que implanta-se no eixo Norte-Sul. Ajustadas essas coordenadas, o esqueleto seria finalmente fixado.
|
|
|
|
|
| |
|
Alguns piquetes são cravados a fundo na terra dura, pois a moção do pesado esqueleto facilmente deslocaria pinos mal fixados.
|
|
|
|
|
| |
|
O protótipo é remontado, agora em sua justa locação. Um gnômon em gesso (o molde para o definitivo em bronze) já estava pronto.
|
|
|
|
|
| |
|
O gnômon em gesso em funcionamento, a marcar aproximadamente as 16:06hs solares no dia 17/10/06. De acordo com os cálculos, estava tudo certo.
|
|
|
|
|
| |
|
De um outro ângulo, onde se percebe duas diferentes larguras de sulcos: os mais estreitos correspondem à fração de meia-hora; os mais largos, a hora 'cheia'.
|
|
|
|
|
| |
|
Matrizes retiradas (a caminho da marmoaria) e prumos alinhados, deu-se início ao corpo em alvenaria. Helcir acena para o construtor, Seu Milton.
|
|
|
|
|
| |
|
A alvenaria seria densamente preenchida com metralhas. Suas dimensões finais tinham que considerar a espessura das pedras e da argamassa de assentamento.
|
|
|
|
|
| |
|
Aos poucos o local começava a se tornar um canteiro de obras.
|
|
|
|
|
| |
|
A alvenaria está pronta (com o ângulo de 30° conferido) e à espera das placas de mármore branco levigado...
|
|
|
|
|
| |
|
... que chegam no dia seguinte, junto às matrizes. Estas ainda teriam serventia.
|
|
|
|
|
| |
|
As matrizs foram remontadas, agora sobre a alvenaria, para que calços fossem fincados. Uma vez assentada, a pedra teria pouco tempo para ser reajustada.
|
|
|
|
|
| |
|
Os calços são fixados com massa plástica (BlackSolda) e reforçados com pregos periféricos.
|
|
|
|
|
| |
|
Preferimos começar com a peça mais pesada. Não foi fácil assentá-la. Na verdade, considero ter sido o momento mais difícil e cansativo de todo o processo.
|
|
|
|
|
| |
|
Mas conseguimos. Daí em diante seria um processo mais simples, pois as peças seriam mais maleáveis e já teriam uma referencial fixa.
|
|
|
|
|
| |
|
As margens foram protegidas com adesivo para que a argamassa não contaminasse as arestas. O mármore branco levigado é muito suscetível a manchas.
|
|
|
|
|
| |
|
E mais uma vez o processo vai ganhando velocidade e chamando a atenção de quem passa. Era difícil imaginar um 'relógio' em meio a isso tudo.
|
|
|
|
|
| |
|
Êxito pleno. A próxima etapa da marmoaria seria bem mais simples (as peças em granito branco flameado), mas só poderia ser iniciada após assentamento do piso.
|
|
|
|
|
| |
|
A paginação do piso em carâmica Brennand consistiria numa trama que funcionaria como uma rosa-dos-ventos simplificada.
|
|
|
|
|
| |
|
Só após o assentamento do piso é que o revestimento periférico do Analemmatos, em granito, poderia ser precisamente cortado.
|
|
|
|
|
| |
|
Seu Milton trabalha com a Oficina Cerâmica há décadas. Seu trabalho consegue ser veloz e bem-acabado. Ainda estávamos dentro do prazo.
|
|
|
|
|
| |
|
As pedras cerâmicas ficaram prontas em pouco tempo. Faltariam apenas as centrais à rosa-dos-ventos, que neste momento já estavam sob o calor do forno.
|
|
|
|
|
| |
|
O piso continua em obras, enquanto os blocos de granito branco cristal vêm do Ceará, de onde são extraídos. O flamejamento também é executado lá.
|
|
|
|
|
| |
|
Seu Milton assenta as pedras cerâmicas de canto, precisamente recortadas.
|
|
|
|
|
| |
|
Seu Helcir passa para a cerâmica a notação da rosa-dos-ventos...
|
|
|
|
|
| |
|
.... que fica pronta no dia seguinte.
|
|
|
|
|
| |
|
Terminado o piso, Seu Geraldo e sua equipe dão início ao plantio da grama.
|
|
|
|
|
| |
|
Os blocos de granito chegam, mas ainda havia muito trabalho por fazer. Para garantir a perfeita execução, alguns equipamentos da marmoaria foram trazidos...
|
|
|
|
|
| |
|
... e a equipe de marmoeiros preparou-se para passar jornadas seguidas sob o Sol. As peças eram avaliadas, marcadas e recortadas.
|
|
|
|
|
| |
|
Este processo foi bem mais lento que os demais, inclusive porque a gravidade não estava a favor do serviço.
|
|
|
|
|
| |
|
Uma peça precisou ser refeita in loco: a original estava trincada e não suportou o manuseio. Por sorte havia excedente suficiente para esta peça.
|
|
|
|
|
| |
|
A parte frontal aprontara-se. O trabalho a seguir seria menos capcioso porém ainda desgastante: as peças a assentar são grandes, pesadas e não podem trincar.
|
|
|
|
|
| |
|
Rei, Matuto e Nado suportaram muito Sol na cabeça, sem que o serviço fosse num mínino comprometido.
|
|
|
|
|
| |
|
Cinco dias sob o Sol apenas para assentar as peças periféricas. Mas o serviço foi sempre feito com paciência e muito bom humor.
|
|
|
|
|
| |
|
A etapa sequinte seria a fixação do gnômon em bronze, fundido por Jobson Figueiredo. A perfuração deveria ser precisa, para que o gnômon não desviasse do alinhamento.
|
|
|
|
|
| |
|
Feito em perfeita consonância com o molde em gesso, o gnômon em bronze teve suas medidas conferidas, assim que recebido.
|
|
|
|
|
| |
|
A sua fixação requereu uma massa plástica mais resistente, além de uma película de silicone em sua base, para evitar infiltrações.
|
|
|
|
|
| |
|
Simultaneamente foram iniciados os serviços de cercamento, onde cada haste repousaria sobre um trecho onde antes havia um bloco em granito.
|
|
|
|
|
| |
|
As hastes e bases foram pintados em 'zarcão' cor grafite, e dispostos de modo a evitar contrastes com a paisagem.
|
|
|
|
|
| |
|
Finalmente, Rei e Matuto dão as últimas escovadas durante a lipeza do relógio, entregue ao cliente com dois dias de antecedência (6 de dezembro de 2006).
|
|
|
|
|
| |